quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sensores em fibra óptica permitem crescendo de oportunidades Encontro EWOFS’2010 em Vila Nova de Gaia

São cada vez mais usadas <br> aplicações sensoras
Depois das edições de Peebles (1998), Santander (2004) e Nápoles (2007), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC) organiza a quarta edição do Workshop Europeu sobre Sensores em Fibra Óptica – EWOFS’2010, que terá lugar entre 8 e 10 de Setembro, em Vila Nova de Gaia.

O principal objectivo do EWOFS’2010 é garantir um fórum para a avaliação dos mais recentes avanços na área, assim como para a discussão das futuras tendências do sector nos domínios científico, tecnológico e empresarial. Espera-se ainda que as contribuições abranjam novos princípios sensores, transdutores baseados em micro e nanotecnologias, subsistemas, processamento de sinal e multiplexagem de sensores, assim como novas aplicações e explorações desta tecnologia sensora.


Os papers podem ser submetidos electronicamente até 31 de Março 2010. Para além das actas da conferência, os autores são convidados a submeter uma versão alargada dos artigos aceites para uma Edição Especial do IEEE Sensors Journal.

Segundo o INESC Porto, a intenção é criar um programa apelativo para estudiosos e profissionais a trabalhar em sensores ópticos, que irá incluir contribuições orais convidadas e submetidas de especialistas, de entidades financiadoras, assim como a avaliação /apreciação prospectiva da exploração/comercialização de tecnologia. Está também prevista uma exposição técnica onde empresas que operam neste domínio apresentarão os seus produtos mais recentes.

A filosofia deste workshop privilegia a discussão e interacção entre os participantes. Deste modo, os trabalhos serão apresentados em formato poster, sendo cada sessão precedida por apresentações orais que proporcionarão o estado-da-arte dos tópicos abordados.

Posteriormente, os participantes serão divididos em grupos que irão analisar as contribuições e apresentar os comentários e visões nas discussões subsequentes, iniciadas por um painel constituído por investigadores de reconhecido prestígio.

Sensor em Fibra Óptica

Existe uma grande variedade de princípios físicos, cada vez mais usados em aplicações sensoras. Os sensores ópticos, particularmente aqueles que são baseados em fibra óptica, estão a tornar-se uma importante referência no domínio da sensorização quando o objectivo é conseguir elevado desempenho, operação remota e monitorização em larga escala, e isto para além do facto desta tecnologia ser frequentemente a única com operação aceitável em situações de elevada agressividade electromagnética (por exemplo, em centrais nucleares) e química.

É por este motivo que as actividades de I&D em torno deste conceito estejam a crescer a um ritmo rápido, permitindo um crescendo de oportunidades de disseminação e exploração desta tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário