quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Em meio a conectados, uma ilha de desconectados

Na Campus Party, pessoas que nunca mexeram com o PC são incluídas digitalmente

Mais de 6 mil computadores em um mesmo espaço. Banda larga de 10 Gigabits por segundo para um acesso super veloz à internet. Pessoas conectadas, presentes em todas as redes sociais. Esta é a Campus Party, a maior festa nerd do Brasil.
Mas em meio a tanta modernidade, uma turma se destaca. E ao contrário do que você pode imaginar, eles não têm seguidores no Twitter nem perfil no Orkut. Nunca baixaram um torrent e ainda por cima, catam milho no teclado. Eles invadiram a Campus Party com a missão de conquistar um lugar no mundo digital.

Flávia é maranhense. Nasceu na roça. Veio para São Paulo há 4 anos em busca de uma vida melhor e, mesmo na cidade grande, a bordadeira nunca teve acesso a um computador. E aqui neste galpão, em meio a tantas máquinas, ela se viu em um outro mundo!

“Me perdi hoje, eu fiquei besta e assustada. Eu falei ‘nossa, que mundo doido’. É muito computador”, brinca a bordadeira.

Flávia fez amizades e foi apadrinhada. Os campuseiros ensinaram a ela como procurar bordados no Google e, olha só, ela até matou saudades da cidade natal pelas fotos publicadas na rede!

Em troca, as bordadeiras e os artesãos ensinam aos geeks um pouco do trabalho manual. Elder arriscou alguns pontos de costura e entre tropeços e arremates meio tortos, acabou confeccionando uma bolsa para laptop.

“É legal dar essa parada de fazer um trabalho manual no meio de um evento como esse. Chega a ser inusitado, mas é bom”, diz o programador Elder Henrique Souza.

Nos versos improvisados, internet não é problema para os repentistas Peneira e Sonhador: é apenas mais uma palavra que rima com tantas outras. Já na frente do laptop, a dupla perde o rebolado. E foi na intenção de mudar este quadro que eles também vieram até aqui.

“Foi para isso que eu vim aqui, eu me interessei muito nesse evento maravilhoso. Eu vim para ver se eu consigo, pelo menos, pegar o básico. Eu quero aprender demais aqui, quero aprender como se mexe com a Internet, com o computador”, conta o repentista Cicero Honório dos Santos, mais conhecido por aí como Sonhador.

Sonhador mal sabe, mas já é famoso na internet. Fãs postaram vídeos da dupla no Youtube que juntos, somam mais de 200 mil visualizações. Um deles está, inclusive, com legendas em alemão! É a fama internacional da dupla que se apresenta diariamente nas ruas de São Paulo.
9.sonora sonhador

“Eu achei muito legal, porque a gente nunca teve acesso à Internet, e a gente se sente até mais importante”, afirma com entusiasmo Sonhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário